Notícias da Terra Santa: peregrinação a Cafarnaum

A Custódia da Terra Santa celebrou a presença, a pregação e os milagres de Jesus em Cafarnaum a sua cidade localizada às margens do Mar da Galileia.

 

Fr. FRANCESCO PATTON, ofm

Custódio da Terra Santa

Muitas páginas do Evangelho estão ambientadas aqui em Cafarnaum. O quotidiano de Jesus se passa aqui, a cura do paralítico que ouvimos na missa de hoje se passa aqui em Cafarnaum. A cura da filha de Jairo, da mulher com hemorragia; o chamado aos primeiros quatro discípulos Pedro, André, Tiago e João está ambientado aqui.

Fr. FRANCESCO PATTON, ofm

Custódio da Terra Santa

Cafarnaum permite aos  peregrinos ainda hoje ver as páginas do Evangelho. Ter contacto com o cenário em que os  Evangelhos estão inseridos e, de certa forma, permite aos peregrinos através da experiência do lugar, sentir a verdade do Evangelho ainda mais intensamente e assim aprofundar a própria fé.

Assista ao vídeo

 

 

A missa festiva foi presidida por fr. Francesco Patton,  Custódio da Terra Santa, com a participação de um grupo de sacerdotes e religiosos com fiéis  de Jerusalém, Nazaré e cidades vizinhas.

Na cidade onde o Evangelho nos conta tantas belas histórias, as escavações franciscanas trouxeram à luz pequenos bairros com casas de pedra basáltica e os restos do que foi uma sinagoga onde Jesus ensinava as multidões. As escavações revelaram uma igreja bizantina octogonal, o que confirma o diário da peregrina Egéria do século IV que diz: “Sobre a casa do príncipe dos apóstolos foi construída uma igreja, mas as paredes da casa ainda permanecem como eram.”

Fr. FRANCESCO PATTON, ofm

 Custódio da Terra Santa

Este lugar também é muito importante  porque faz parte da identidade dos cristãos da Terra Santa. Cristãos que hoje vivem nos vários vilarejos aqui da Galileia, como em Jerusalém ou na Palestina. Eles são os descendentes diretos daqueles cristãos que também estiveram aqui em Cafarnaum para orar, para testemunhar que creem em Jesus Cristo e para levar adiante e de forma ininterrupta a mensagem cristã que chegou até nós.

A vida e os milagres de Jesus em Cafarnaum elevam o nosso espírito, dissipam as trevas de nossa vida e testemunham que Ele é o caminho, a verdade e a vida.

George Jaraiseh- Jerusalém

Diariamente lemos o mundo na procura de sentido para encontrarmos a mensagem religiosa necessária para si. Fazemo-lo num tempo confuso que pretende calar o que temos para dizer. Sem apoios da nomenclatura publicitária, vimos dizer-lhe que precisamos de si porque o nosso trabalho não tendo preço necessita do seu apoio para continuarmos a apostar neste projecto jornalístico.

Deixe uma resposta

*