Sobre o filme »Fátima»…

Agradeço a quem me convidou para ontem (06.10.2021) assistir à antestreia do filme “Fátima”. Vale bem a pena ver e rever este filme!
Com uma excelente realização (Marco Pontecorvo), com um elenco de alto nível, banda sonora e fotografia excelentes, esta obra cinematográfica faz-nos “reviver” a visita de Maria num contexto de fragilidade, em 1917, em plena Primeira Guerra Mundial.
Em 2021, afetados pela pandemia e com tantos sinais de violência, de injustiça e de indiferença, a mensagem da Senhora de Fátima continua a agitar as nossas consciências para não nos deixarmos cair na indiferença diante dos que sofrem; de respeitarmos a memória de tantas vítimas inocentes; de não deixarmos que o nosso coração se torne insensível ao mal tantas vezes banalizado.
A Senhora de Fátima não provoca medo nem faz previsões apocalíticas, mas conduz ao Filho, ao essencial da revelação cristã. A mensagem de Fátima, condensada na promessa da Senhora, é «como uma janela de esperança que Deus abre quando o homem lhe fecha a porta» (Bento XVI, Discurso de saudação à chegada a Portugal, em 11 de maio de 2010).
Fátima ergue-se como palavra profética de denúncia do mal e compromisso com o bem, na promoção da justiça e da paz, na valorização e respeito pela dignidade de cada ser humano. Nesta causa podem cooperar crentes e não crentes, convite que implicitamente está presente neste filme.
D. Nuno Almeida * Bispo auxiliar de Braga

Diariamente lemos o mundo na procura de sentido para encontrarmos a mensagem religiosa necessária para si. Fazemo-lo num tempo confuso que pretende calar o que temos para dizer. Sem apoios da nomenclatura publicitária, vimos dizer-lhe que precisamos de si porque o nosso trabalho não tendo preço necessita do seu apoio para continuarmos a apostar neste projecto jornalístico.

Deixe uma resposta

*