Fátima: IX Workshop Internacional de Turismo Religioso

Governador e Secretário de Estado do Turismo do Rio de Janeiro apresentam destino convidado

Além de Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo de Portugal, que já confirmou a sua participação, também Cláudio Castro, Governador do Estado do Rio de Janeiro; Gustavo Tutuca, Secretário de Estado do Turismo do Rio de Janeiro, e Berthaldo Soares, Administrador do Santuário de Fátima no Rio de Janeiro, apresentarão o destino convidado no IX Workshop Internacional de Turismo Religioso (IWRT): o estado brasileiro do Rio de Janeiro.

Em mensagem enviada à organização do IWRT, estes responsáveis antecipam que “O Rio de Janeiro é um Estado abençoado pela sua beleza e diversidade de destinos. Seu povo tem uma fé inabalável. Somos abraçados pelo Cristo Redentor todos os dias e a nossa energia irradia e é sentida por todos os turistas que nos visitam. Temos mar, montanha, cachoeira, patrimónios mundiais, música, gastronomia e paisagens únicas. Temos história, luta e fé e estamos ansiosos em apresentar-lhes! A vacinação no Estado está avançando e estamos nos preparando para receber todos aqueles que pretendem nos visitar e sentir a magia do reencontro aqui em nosso destino. Esperamos recebê-los, em breve, com todo o nosso espírito acolhedor, positivo e com esperança em dias melhores!”

A sessão de abertura e a da conferência na qual será apresentado o destino convidado decorrem da manhã do dia 24, às 9:00, no Salão do Bom Pastor, no Centro Pastoral de Paulo VI, no Santuário de Fátima, com transmissão online em www.iwrt.pt. Na mesma manhã será apresentado, pelo Turismo de Portugal e pelo Centro Nacional de Cultura, o tema “Fátima: um destino, diferentes caminhos”, do qual será em breve enviada mais informação.

Recorde-se que por ocasião do anúncio do Rio de Janeiro como destino convidado, Purificação Reis, presidente da ACISO – Associação Empresarial de Ourém Fátima, referiu que “o Brasil tem tido cada vez mais expressão enquanto mercado emissor de turistas para Portugal e particularmente para a região de Fátima, onde tem aumentado o seu número de turistas de 26.478 em 2016 para 59227 em 2019, o que representa um crescimento de 123,68%. Em termos de ranking de dormidas, está no terceiro lugar, sendo responsável por 5,70% das dormidas, ficando apenas atrás de Espanha e da República da Coreia”.

As inscrições continuam abertas à participação de todos os interessados na sessão de abertura e conferências iniciais, com transmissão online, e devem ser efetuadas em: https://www.iwrt.pt/pt/registe-se-aqui/conferencia

As inscrições para a vertente profissional, que decorrem na tarde e durante o dia 25 de junho, estão encerradas.

IX Workshop Internacional de Turismo

A ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima, em parceria com os Municípios de Ourém e da Guarda e o Santuário de Fátima, com o apoio, entre outras entidades, do Turismo de Portugal, do Turismo do Centro de Portugal e do Programa Operacional Regional do Centro, organizam o IX Workshop Internacional de Turismo Religioso. E evento realiza-se nos dias 24 e 25 de junho pela primeira vez e excecionalmente em formato digital, dado o contexto mundial da pandemia de Covid-19. Será suportado por uma plataforma específica desenvolvida para o efeito, cujo acesso será efetuado em www.iwrt.ptonde também decorrem as inscrições.

Programa: A manhã de dia 24 de junho será dedicada à sessão de abertura/conferência, com temas de interesse e reflexão sobre o Turismo Religioso. A tarde de será preenchida com diversos conteúdos e intervenções, a enunciar em breve.  O restante programa dos dias 24 e 25 de está reservado aos profissionais inscritos para a participação no evento (SuppliersHosted Buyers), e decorrerá paralelamente às intervenções transmitidas no site do IWRT.

Para mais informações/contactos IWRT: info@iwrt.pt | (+351) 249 540 226 (+351) 913 103 271

Diariamente lemos o mundo na procura de sentido para encontrarmos a mensagem religiosa necessária para si. Fazemo-lo num tempo confuso que pretende calar o que temos para dizer. Sem apoios da nomenclatura publicitária, vimos dizer-lhe que precisamos de si porque o nosso trabalho não tendo preço necessita do seu apoio para continuarmos a apostar neste projecto jornalístico.