Nuno Almeida, Bispo de Bragança e Miranda

Nuno Almeida tomou posse da diocese de Bragança-Miranda, no que é o 45 bispo, e defendeu a presença da Igreja num diálogo com a vida concreta e cultura.

“Deus mostra o Penedo Durão e as uvas maduras, nas encostas do Douro; mostra neve sobre a serra de Nogueira, sobe a serra de Bornes, sobre a serra de Montesinho; mostra a cor dos outeiros, o cheiro de castanhas assadas e do fumeiro de Vinhais, em Bragança, mostra amendoeiras em flor e oliveiras verdejantes nas encostas do Sabor; mostra a doçura da fruta do vale da Vilariça; mostra maçãs que crescem em Carrazeda de Ansiães, mostra o orvalho no Vale do Tua” – referiu o novo bispo de Bragança

 

De padre de Viseu a Bispo de Bragança

D. Nuno Almeida nasceu a 1 de Agosto de 1962, em Sátão, na diocese de Viseu, tendo ingressado, em 1972, no Seminário Menor de S. José, em Fornos de Algodres e concluído o curso de Teologia no Seminário Maior de Viseu, no ano letivo de 1983/1984; em 1996, terminou a licenciatura em Teologia, na Universidade Católica Portuguesa com uma tese sobre «O Diálogo com os não crentes».

A formação de D. Nuno Almeida passou ainda por Florença, junto do Instituto Internacional de Cultura Mystici Corporis (do Movimento dos Focolares), em Loppiano, Florença, onde frequentou um curso de atualização teológico-espiritual; em 2016 defendeu, na Universidade Salesiana de Roma, tese de doutoramento em teologia dogmática com o tema «Busca de Sentido da Vida e Reconciliação Cristã. Leitura teológica do pensamento de Viktor Frankl».

— #diocese #bragança #catholic

fotos: https://agencia.ecclesia.pt/portal/igreja-braganca-miranda-recebeu-d-nuno-almeida-como-45o-bispo-diocesano/?fbclid=IwAR1hdc7xr7g9WRTzcheSWyAiJO-04nfzY0Sk0UkelEXqS1bcCIJ8D91Mf_o