Culto regressa a antiga basílica turca de Santa Sofia 88 anos depois

A antiga basílica de Santa Sofia em Istambul, transformada em mesquita em 2020, sediará pela primeira vez em 88 anos as orações tarawih, orações noturnas que são tradicionalmente celebradas durante o Ramadã, informou a direção turca de assuntos religiosos na quinta-feira (31).

“Graças a Deus, pela primeira vez em 88 anos, a mesquita (…) vai receber os fiéis para as orações de Tarawih neste Ramadã. Vou testemunhar, se Deus quiser, este belo momento liderando a primeira oração de Tarawih”, disse Ali Erbas, chefe do Diyanet, o órgão estatal encarregado de supervisionar o culto.

As orações acontecerão na Santa Sofia às sextas, sábados e domingos durante o mês do Ramadã, disse Diyanet.

A decisão das autoridades turcas em 10 de julho de 2020 de transformar Santa Sofia, até então um museu, numa mesquita, desencadeou uma onda de indignação internacional.

Santa Sofia, construída no século VI, é um lugar importante para cristãos e muçulmanos, pois começou como uma basílica bizantina antes de ser convertida em mesquita após a tomada otomana de Constantinopla em 1453.

Em 1934, o fundador da República Turca, Mustafa Kemal, transformou o monumento em museu como símbolo de uma Turquia secular.

_______________________

Info – AFP

Diariamente lemos o mundo na procura de sentido para encontrarmos a mensagem religiosa necessária para si. Fazemo-lo num tempo confuso que pretende calar o que temos para dizer. Sem apoios da nomenclatura publicitária, vimos dizer-lhe que precisamos de si porque o nosso trabalho não tendo preço necessita do seu apoio para continuarmos a apostar neste projecto jornalístico.

Deixe um comentário

*