Américo, o novo Senhor de Matosinhos

O Papa Francisco decidiu hoje, de manhã, não só homenagear a Juventude como abrir as portas a um Colégio Cardinalício com novos olhos para o futuro da Igreja Católica e que nos últimos tempos mostra um conservadorismo e um comportamento ao nível dos seus representantes que tem sido motivo para desgosto de grande parte do mundo.
D. Américo Aguiar, actual bispo-auxiliar do Patriarca de Lisboa, presidente da Comissão Organizadora do Dia Mundial da Juventude e presidente do Conselho de Gerência da Rádio Renascença.
Américo de Aguiar é natural de Leça do Balio (Matosinhos), terra que foi do saudoso Bispo D. Manuel Martins, nasceu a 12 de Dezembro de 1973, portanto ainda com 49 anos.
Entrou para o Seminário Maior aos 22 anos de idade. Serviu na Paróquia de S. Pedro de Azevedo, na freguesia de Campanhã de 2001/2002 para logo de seguida, assumir o cargo de Assistente Nacional de Escutas até 2008.
Foi, no entanto, no Paço Episcopal do Porto que passou a maior parte o seu labor na Igreja: dirigindo o departamento de comunicação da Diocese, entre também Vigário.Geral, Chefe de Gabinete dos Bispos do Porto.
D. Américo foi também presidente da Irmandade dos Clérigos, entre 2007 e 2015, e foi, ainda, pa´roco da Sé do Porto.
Em Março de 2019, o Papa Francisco nomeou-o bispo auxiliar de Lisboa.
Nós conhecemos D. Américo Aguiar ainda ele era um jovem irreverente como dinâmico lutador pela recuperação do Rio Leça, presidindo ao Grupo dos Amigos do Rio Leça, actividade que dinamizou o concelho de Matosinhos e os concelhos da Maia e Santo Tirso para o renascimento de um rio que está na história da navegação e, sobretudo no Romântico, motivando os artistas – pintores e poetas – a louvarem o mesmo.
A nomeaçáo acontecerá a 30 de Setembro, num consistório para a confirmação dos cardeais.
Nós, como cidadão d Matosinhos, e seu interlocutor quando exercemos actividade autárquica, deixamos o nosso modesto sentimento de alegria, não só pela elevação de um matosinhense a cardeal como e sobretudo por vermos a Igreja a abrir as portas a ideias novas, dos novos tempos.
Parabéns D. Américo; parabéns a Leça do Balio e muito obrigado ao Papa Francisco.
Por Joaquim Queirós
Pode ser uma imagem de 2 pessoas e texto
Américo, o novo senhor de Matosinhos