Esconde-me em teu coração

Mais um texto para nos ajudar a celebrar a Solenidade do Coração de Jesus e aprender a entrar dentro d’Ele e ficar, permanecer no amor.                               

 

          «O golpe da lança, aparentemente rotineiro, no lado de Cristo já morto, converte-se num símbolo real do acontecimento inson­davelmente misterioso: a substância aparentemente cerrada que assumiu em si e elevou o que é nosso, abre-se e faz-se acessível aos redimidos, precisamente para ser a sua mais recôndita mo­rada: «in tua vulnera absconde me» (dentro das tuas chagas, es­conde-me). S. Tomé, aquele que colocou as suas mãos nas cha­gas, é o primeiro a buscar esta morada. Deveria tê-lo feito só com a fé, não com os olhos e com a experiência… Somente ago­ra, no final da vida, o Coração aberto do Homem-Deus é o lugar no qual a total abertura do Coração de Deus se converte em dom para cada um de nós». (BALTHASAR, Hans Urs von, in Cristologia y devocion a Cristo. Bogotá, 1982, pág. 21).

 

1.º Escondei-me. O Coração de Cristo é a mais recôndita morada; “na tua chaga escondei-me”. Mistério insondável do amor que fica com o Coração aberto para nos acolher. Podemos entrar e ficar n’Ele como nosso morada, nosso refúgio, nosso repouso, nossa guarida… Podemos entrar e ficar n’Ele deixando-nos abrasar nesse fogo divino, incendiar n’Ele para mais O amar e amar o próximo… Entrar para O consolar com nosso amor, nossa confiança, nossa entrega…Entrar para que nos esconda n’Ele, em seu Coração, e nos livre do pecado, do mal, do demónio, de cair nas tentações, de tudo o que é mundano… Entrar e ficar para que o príncipe deste mundo, o poder das trevas, o poder do maligno não nos atinja, não nos seduza, não nos toque, não nos arraste no mal…

 

2.º Abertura que é dom. Como chaga aberta, bica a correr, é dom misterioso de dom e graça, de santidade e paz, de consolação e vida… Abertura por onde nos chega as torrentes de misericórdia e de graça, a ternura e o carinho do nosso Deus e Senhor…Abertura misteriosa, mística, donde nos vem toda a graça e todo o amor que nos sacia e transforma, nos converte e diviniza…É a fonte da água viva sempre a jorrar para a vida eterna, água que nos mata a sede de perfeição, de amor, de felicidade, de

alegria, de paz, de justiça, de beleza…Tudo nos vem desta divina fonte… Dizia S. Bernardo: “Quando me falta alguma coisa vou buscá-la ao Coração de Jesus”

 

3.º Coração do Homem-Deus. Meter no seu Coração, em oração de oferta e de entrega, a Igreja Mãe, sobretudo a Igreja que sofre perseguição, provação, martírio…Meter o Papa, os bispos, a Cúria Romana tão necessitada de conversão…Meter os padres., os religiosos e religiosas, todos os consagrados…meter os que vivem na guerra, na fome, na miséria moral…meter os injustiçados, os desempregados, os que vivem sem amor e sem fé…Colocar tudo e todos no abismo do amor.

 

P. Dário Pedroso

Sacerdote jesuíta

Diariamente lemos o mundo na procura de sentido para encontrarmos a mensagem religiosa necessária para si. Fazemo-lo num tempo confuso que pretende calar o que temos para dizer. Sem apoios da nomenclatura publicitária, vimos dizer-lhe que precisamos de si porque o nosso trabalho não tendo preço necessita do seu apoio para continuarmos a apostar neste projecto jornalístico.

1 Comment

Deixe uma resposta

*