Missão : Uma história de amor

Há dias pediram-me para, numa pequena frase, dizer o que é para mim a missão. Se hesitar, sem muito pensar, porque é uma questão de vida 24 horas por dia, respondi que, para mim, a missão é “uma história de amor”.

Se mergulhas num estilo de vida, que te consagra todo o teu ser, o teu tempo, as tuas energias, as tuas capacidades, as tuas esperanças, a tua fé, toda a tua vida, … só pode ser por amor e mais nada.

Sim para mim a missão é uma história de amor que compromete toda a vida. A missão só é possível vivida com amor: a sua fonte é o amor, o amor primeiro de Deus; desenvolve-se na resposta ao amor de Deus, vivida no amor aos irmãos ; e culmina no amor como construção da família universal.

 

Li nestes dias um poema de Martinho Rebelo da Mota, um poeta Aveirense, que tem por titulo: “Uma questão de amor”. Ou tudo é uma questão de amor, ou não é nada. Atrevo-me a citar algumas frases:

“Sempre… Agora e sempre… uma questão de Amor! Tudo e, na vida, tudo… uma questão de Amor! Longe ou perto é sempre assim… Em cada passo ou labor… Persistência até ao fim, por uma questão de Amor! … Se a missão te faz ausente e a vida, alguém sonhador… Quero-te… e sempre presente, por uma questão de Amor! Se o dar-se não te limita, se a audácia te é infinita… Vais, na vida, no trilho melhor… por uma questão de Amor!”

Nós somos frutos do amor e convidados, em toda a nossa vida a viver do amor e no amor. Muito mais a missão que nasce do amor de Deus Pai, se manifesta no amor de Deus Filho, Jesus de Nazareth, e se comunica no amor do Deus Espírito.

 

A missão é sempre vivida no amor:

Maria (Lc 1, 39) que vai pelas montanhas ao encontro de Isabel, faz-nos lembrar Is 52,7 e o cântico dos cânticos, em que o esposo vem sobre os montes ao encontro da sua amada. O missionário é o que vai ao encontro e o que ama.

Em Lucas (Lc 10, 1ss) é Jesus que envia. O discípulo faz o que Jesus faz. A missão é de coração a corações, de amor a amores, não de territórios ou espaços.

Para Paulo (1Cor 16, 9) a missão é uma tarefa que lhe incumbe, não um título de glória. A missão é de todos e para todos; ir à procura da ovelha perdida… até …. Que a encontre, por amor simplesmente. Este até pode durar dias, meses, anos ou toda a vida. Mas se gastar a vida inteira à procura da ovelha perdida, já completei a minha missão (guardei a fé, combati o bom combate,…).

Paulo VI (EN 14) diz que o que identifica o Cristão é evangelizar. Evangelizar é a identidade da igreja. A igreja existe para evangelizar. O cristão é por sua natureza missionário, senão não é cristão. Uma comunidade cristã existe, floresce e vive da missão.

 

A missão recebe-se de outrem para outrém; Ai de mim se não evangelizar.

A missão nasce do amor e vive-se no amor, para que o amor de Deus seja manifestado em todos e para todos.

 

Sarh, Chade, 17.07.2021

Leonel Claro, mccj

 

Nota da Redação: Saudamos o novo colaborador do Religiolook, P. Leonel Claro, missionário comboniano, no Chade, que nos enviará as suas reflexões e notícias, desde as periferias para que possamos ter um olhar sobre a dimensão religiosa da sua ação e do povo que partilha a sua missão. Bem haja… 

Diariamente lemos o mundo na procura de sentido para encontrarmos a mensagem religiosa necessária para si. Fazemo-lo num tempo confuso que pretende calar o que temos para dizer. Sem apoios da nomenclatura publicitária, vimos dizer-lhe que precisamos de si porque o nosso trabalho não tendo preço necessita do seu apoio para continuarmos a apostar neste projecto jornalístico.

1 Comment

  1. Admiro e congratulo – me com a forma como o Padre/missionário Leonel , define “Missão” .. é sem dúvida servir o próximo e, em especial, os mais carentes .. os que mais sentem e vivem na pele necessidades espirituais e materiais .

Deixe uma resposta

*