“Fátima” – a 7 de outubro no cinema

Com interpretações de Harvey Keitel, Sônia Braga, Goran Visnjic, Lúcia Moniz, Marco d’Almeida e Joaquim de Almeida.

Inspirado em acontecimentos históricos e nas Memórias da Irmã Lúcia, o filme de Marco Pontecorvo estreia em Portugal a 7 de outubro.

Após dois adiamentos motivados pelo contexto de pandemia, Fátima chega aos cinemas de Portugal a 7 de outubro, data escolhida pela proximidade com a Peregrinação Internacional Aniversária de Outubro em Fátima, que se realiza nos dias 12 e 13.

Numa ação concertada entre as várias distribuidoras, o filme estreia em França a 6 de outubro, em Portugal a 7, e no Brasil a 15 de outubro. Espanha têm marcado para estreia o dia 5 de dezembro.

Reitor do Santuário avalia Fátima como “obra de arte”

Na sua apreciação ao filme Fátima, o reitor do Santuário de Fátima, começa por sublinhar que a instituição “congratula-se com todas as iniciativas e projetos independentes que veem na História e na Mensagem de Fátima lugar de criação artística”. Em concreto sobre este filme, o padre Carlos Cabecinhas refere: “Concebido como obra de arte, as opções estéticas de Marco Pontecorvo, realizador da longa-metragem, põem em relevo, de forma digna e íntegra, o comportamento de todos quantos se confrontaram com o acontecimento de Fátima”.

Sob o ponto de vista da mensagem, o reitor considera que “o filme Fátima mostra como é possível à humanidade acreditar na contínua intervenção divina no mundo contemporâneo em que vivemos”.

Fátima foi filmado em várias localidades portuguesas, nomeadamente em Coimbra, Fátima e Tomar e também na Tapada de Mafra. A banda sonora Gratia Plena é da autoria do compositor Paulo Buonvino com interpretação do tenor Andrea Bocelli. Com interpretações de Harvey Keitel, Sônia Braga, Goran Visnjic, Lúcia Moniz, Marco d’Almeida e Joaquim de Almeida, “Fátima” envolveu um total de 72 atores e 2500 figurantes.

Chega finalmente às salas de cinema portuguesas a 7 de outubro.

Sinopse

Em 1917, Lúcia, uma pastora de apenas 10 anos, e os seus dois primos mais novos, Jacinta e Francisco, tiveram visões da Virgem Maria, que lhes surgiu com uma mensagem de paz.  As suas revelações inspiraram dezenas de milhares de fiéis que se deslocaram até Fátima, na esperança de testemunhar um milagre, mas não agradaram nem à Igreja nem ao Governo de Portugal, que tentaram forçá-los a recontar a sua história. O que se viveu em Fátima mudou para sempre as suas vidas…

 

 

CineMundo, 24 de setembro de 2021

Diariamente lemos o mundo na procura de sentido para encontrarmos a mensagem religiosa necessária para si. Fazemo-lo num tempo confuso que pretende calar o que temos para dizer. Sem apoios da nomenclatura publicitária, vimos dizer-lhe que precisamos de si porque o nosso trabalho não tendo preço necessita do seu apoio para continuarmos a apostar neste projecto jornalístico.

Deixe uma resposta

*