No fim de semana de Pentecostes, 21 a 23 de maio, os seminaristas portugueses que estudam na Alemanha no seminário da Fraternidade Sacerdotal São Pedro realizaram uma peregrinação a pé desde o santuário de Nossa Senhora da Nazaré até ao santuário de Fátima.
A meio do caminho, celebraram a Missa da Vigília do Pentecostes, no mosteiro de Alcobaça. Há mais de 70 anos que não se celebrava Missa Solene, em rito tridentino, segundo o Missal Romano pré-1955, naquela igreja.
Segundo a página da FSSP, nas redes sociais, trata-se de uma Sociedade de Vida Apostólica de direito pontifício, ou seja, uma comunidade de sacerdotes que não fazem votos religiosos, mas que trabalham em comunidade por uma missão comum na Igreja Católica.
A missão da Fraternidade é dupla: primeiro, a formação e santificação dos padres no quadro da liturgia tradicional, comumente denominada de Forma Extraordinária do Rito Romano; segundo, o cuidado das almas e atividades pastorais ao serviço da Santa Igreja.
A Fraternidade foi fundada em 18 de julho de 1988 na Abadia de Hauterive (Suíça) por uma dúzia de padres e vários seminaristas. Logo após a fundação da Fraternidade e seguindo um pedido do cardeal Joseph Ratzinger, bispo Josef Stimpfle de Augsburg, a Alemanha concedeu à Fraternidade um lar em Wigratzbad, um santuário mariano na Baviera. É aqui que se encontra atualmente o seminário europeu da Fraternidade, que é a casa mãe da comunidade.