O Selo «Hospitalidade Jacobeia» é uma iniciativa da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, que visa diferenciar a oferta turística nacional, através da valorização de produtos e serviços de apoio ao peregrino e amigo do Caminho de Santiago, em Portugal.
Com a implementação da iniciativa e adesão por parte de parceiros qualificados, objetiva-se uma melhoria da qualidade no atendimento na prestação de serviços oferecidos pelas entidades certificadas, respondendo ativamente às necessidades específicas dos peregrinos.
A FPCS tem, nesta iniciativa, mais uma ferramenta de apoio à promoção do Caminho de Santiago em Portugal, que permitirá elevado destaque das várias vias históricas de peregrinação a Santiago de Compostela existentes no nosso país e do contexto em que se inserem, através da oferta de produto diferenciado e de elevado valor acrescentado, à escala europeia, o que, por sua vez, irá permitir aumentar o volume de peregrinos nacionais e estrangeiros.
A entidade que obtenha o estatuto de certificada com o Selo “Hospitalidade Jacobeia», poderá usufruir de um conjunto de benefícios pela integração na rede, desde logo:
- Usufruir de vantagem competitiva e de marketing na diferenciação dos seus produtos e serviços, decorrentes da associação ao mérito de uma entidade de valorização do património jacobeu e das vias históricas de peregrinação, reconhecido nacional e internacionalmente.
- Beneficiar de promoção diferenciada nos meios de comunicação institucional e/ou materiais promocionais da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago.
- Possibilidade de usufruto da intermediação da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago junto de associações jacobeias, operadores turísticos, agentes académicos e institucionais, em escala internacional, para o estabelecimento de parcerias, programas ou outras formas de colaboração de interesse para o desenvolvimento da Estratégia Nacional para o Caminho de Santiago.
Trata-se de uma certificação isenta de custo para a entidade proponente.
QUEM SE PODE CANDIDATAR, E COMO?
Podem candidatar-se à atribuição do Selo «Hospitalidade Jacobeia» albergues de peregrinos, empreendimentos de alojamento turístico, estabelecimentos de restauração e bebidas, comerciantes de produtos locais, empresas de animação turística e de outros setores, devidamente licenciados, que se encontrem implantadas em território comprovadamente abrangido por rotas históricas de peregrinação a Santiago de Compostela.
O pedido de adesão ao selo «Hospitalidade Jacobeia» pode ser feito a qualquer momento, através do preenchimento do formulário da candidatura, disponibilizado pela Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, o qual deve ser remetido à Direção da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, preferencialmente por correio eletrónico (fpcaminhodesantiago@gmail.com), com todos os elementos nele mencionados.
Segue-se a apreciação das candidaturas recebidas por parte da Direção da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, tendo por base um sistema de qualificação definido em regulamento, sendo depois comunicado o resultado e, em caso favorável, atribuído o Selo «Hospitalidade Jacobeia».
ASPETOS VALORIZADOS
Todas as candidaturas são avaliadas pela Direção da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago. O critério de qualificação para atribuição do selo corresponde à pontuação obtida pela entidade candidata na observância das informações prestada pelo respetivo formulário de candidatura.
Valorizam-se todos os serviços especializados ao peregrino devidamente credenciado, como a prática de descontos para alojamento e/ou refeições de peregrinos (por exemplo, o chamado «menu peregrino»), a prestação de informação especializada sobre o Caminho de Santiago em que opera (percurso, extensão, grau de dificuldade, serviços de apoio e contactos úteis), disponibilização de carimbo próprio para carimbar a credencial de peregrino, possibilidade de proporcionar «transfer» de/para ponto de fim/início de jornada, disponibilidade de um espaço fechado para estacionamento de bicicletas, oferta de serviços de lavagem/ secagem de roupa, entre outras vantagens que, com empatia e criatividade, possam diferenciar a oferta aos peregrinos de Santiago.
QUEM ATRIBUI O CERTIFICADO?
O Selo «Hospitalidade Jacobeia» é exclusivamente gerido pela Federação Portuguesa do Caminho de Santiago e atesta a garantia de qualidade de produtos e serviços aos quais foi atribuído, nas vertentes consideradas no Regulamento, não se sobrepondo, ou substituindo, à avaliação/ fiscalização de carácter legal, operativo e específico de cada um dos subsetores turísticos neste integrados. Todos os procedimentos de gestão e atribuição do Selo são da competência da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, enquanto entidade detentora e promotora do mesmo.
A Federação Portuguesa do Caminho de Santiago foi criada em maio de 2019, em resultado da necessidade verificada de existência de uma organização que permitisse a concertação de todas as matérias relacionadas com os Caminhos de Santiago em Portugal, associando à volta deste projeto os Municípios, Associações de Peregrinos, bem como todas as restantes Instituições de natureza privada ou pública, com intervenção nesta temática. A criação do Selo «Hospitalidade Jacobeia» é, precisamente, um corolário desta necessidade.
De facto, a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago tem como principais responsabilidades servir de plataforma de comunicação com as entidades nacionais (Turismo, Cultura, Igreja e Associações) e internacionais, através da Federação Europeia dos Caminhos de Santiago, Fundação Xacobeo e Instituto Cultural do Conselho da Europa; proceder à promoção dos Caminhos Portugueses de Santiago a nível nacional e internacional; organizar eventos, seminários e iniciativas, relacionados com a temática dos Caminhos de Santiago e ainda, tendo em vista o atual DL 52/2019 apoiar os procedimentos para as respetivas certificações dos Caminhos de Santiago Portugueses, assim como a Certificação como Itinerários Culturais Europeus.