Há pressa no ar – hoje vou dar música

O Hino da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, sob o mote “Há Pressa no Ar”, foi inspirado no tema que o Santo Padre propôs para a JMJ Lisboa 2023: «Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc1,39). Desenvolve-se em torno do ‘sim’ de Maria e da sua ida à pressa ao encontro da prima Isabel, como relata a passagem bíblica. A letra é de João Paulo Vaz, Sacerdote. A música, de Pedro Ferreira, professor e músico, ambos da diocese de Coimbra. Os arranjos são do músico Carlos Garcia. Foi gravado, em duas versões: em português e na versão internacional em cinco idiomas: português, inglês, espanhol, francês e italiano.
Ao cantar este hino, os jovens de todo o mundo são convidados a identificarem-se com Maria, dispondo-se ao serviço, à missão e à transformação do mundo. A letra evoca também a festa da JMJ e a alegria centrada na relação com Deus.
Em 29 de junho foi apresentada a versão latino-americana da canção, produzida pela organização da anterior JMJ que teve lugar no Panamá, em 2019. “É uma viagem curta, mas interessante, que tem como fio condutor a letra e a melodia do hino original. Inicia-se com “Pop” que, com elementos eletrónicos, nos leva ao coro onde começamos a sentir o “Pop Urbano”. Rapidamente passamos pela “Cumbia Panamenha”, onde ouvimos os tambores típicos do Panamá, o güiro e o acordeão. Dali vamos ao género “Roots” onde se destaca o estilo da ilha do caribe. Já no coro seguinte, passamos para a “Salsa”, que com a conga e o timbale transmitem a alegria rítmica deste género”.
Depois da versão latino-americana do Hino da Jornada Mundial da juventude 2023, saída em junho, foi agora divulgada a versão chinesa da JMJ2023Lisboa. Envolveu mais de 20 jovens, presentes na comunidade católica chinesa em Portugal e da Diocese de Xi’na, na China. A tradução e arranjo musical esteve a cargo dos jovens da comunidade em Portugal, com o apoio da Irmã Dominia (Lijun Shen), Missionária das Servas do Espírito Santo, e do irmão Paul. A gravação da música e do vídeo teve lugar na Diocese de Xi’an, na Expo Xi’an e na Catedral de São Francisco em Xi’an, envolvendo o Coro Inglês de Xi’an Agios e o Coro Xi’an Seraphim. Convido o amigo leitor a escutar as várias versões.
VERSÃO PORTUGUESA
VERSÃO DA AMÉRICO-LATINA
VERSÃO CHINESA
VERSÃO INTERNACIONAL JMJ PANAMÁ 2019
Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, a Cruz peregrina e o Ícone mariano “Salus Populi Romani”, começaram, no dia 8 deste mês de julho, a sua peregrinação por Angola e São Tomé e Príncipe. Aí estarão até ao dia 15 de agosto. Seguir-se-ão a Espanha e a Polónia. Em Portugal acontecerá entre novembro de 2021 e julho de 2023.
D. Antonino Dias * Bispo de Portalegre – Castelo Branco

Diariamente lemos o mundo na procura de sentido para encontrarmos a mensagem religiosa necessária para si. Fazemo-lo num tempo confuso que pretende calar o que temos para dizer. Sem apoios da nomenclatura publicitária, vimos dizer-lhe que precisamos de si porque o nosso trabalho não tendo preço necessita do seu apoio para continuarmos a apostar neste projecto jornalístico.

Deixe uma resposta

*