O engodo do diabo, esse mafarrico! – O Papa Francisco alertou sobre três “tentações generalizadas e perigosas” que o diabo usa para nos separar de Deus e nos separar uns dos outros, explicando a sua visão na homilia da missa do primeiro domingo da Quaresma.
Segundo Francisco o diabo usa três “poderosos venenos” para atacar e dividir as comunidades cristãs: o apego às coisas materiais, a desconfiança e a sede de poder.
“[Estas] são três tentações difundidas e perigosas que o diabo usa para nos separar do Pai e para nos fazer não nos sentirmos mais irmãos entre nós, para nos levar à solidão e ao desespero. Isso é o que ele quis fazer com Jesus e o que quer fazer connosco, para nos levar ao desespero”, disse Francisco.

O papa indicou o evangelho de Mateus para oferecer conselhos sobre como superar os três tipos de tentações, como Jesus fez quando foi tentado pelo diabo após 40 dias de jejum no deserto.
“Jesus derrota as tentações. Mas como ele os conquista? Evitando discussão com o diabo e respondendo com a Palavra de Deus”, disse ele.
O Papa Francisco explicou que Jesus resistiu ao diabo “opondo-se a ele na fé com a Palavra Divina”.
Para contrariar as tentações do apego às coisas materiais, da desconfiança e da sede de poder, Jesus cita três frases da Escritura que falam de liberdade de bens, confiança e serviço a Deus.
“Desta forma, Jesus nos ensina a defender a unidade com Deus e entre nós dos ataques do divisor”, disse ele.
“Se eu tiver um vício ou uma tentação recorrente, por que não obter ajuda buscando um versículo da Palavra de Deus que responda a esse vício?” ele disse. “Então, quando vem a tentação, eu a recito, eu a rezo, confiando na graça de Cristo.”
“Que Maria, que acolheu a Palavra de Deus e com sua humildade derrotou o orgulho do divisor, nos acompanhe na luta espiritual da Quaresma”, disse ele.

O engodo do diabo, esse mafarrico!